Informações

Prezado visitante!

Ficamos felizes com seu interesse em conhecer o Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Parque das Nascentes).

Abaixo algumas informações sobre o Parque, pedimos que sejam lidas com atenção

O Parque das Nascentes foi criado em 1998 e está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004. É uma importante área de preservação da biodiversidade, sendo um dos últimos grandes remanescentes de Floresta Atlântica no Sul do Brasil, com uma área aproximada de 5,3 mil hectares, sendo considerado o maior Parque Municipal do Brasil.

O Parque das Nascentes é gerenciado pelo Instituto Parque das Nascentes – IPAN, através de um termo de cooperação entre IPAN, FAEMA e FURB. Para o seu gerenciamento conta com a parceria do SAMAE, estagiários da FURB e diversos profissionais voluntários.

É um excelente lugar de contemplação da natureza, para quem gosta de ar puro, fazer trilhas em meio a floresta e relaxar em suas águas cristalinas, longe da agitação dos grandes centros.

Nossos atrativos: são trilhas, rios, cachoeiras, mirantes, locais para banho, área de acampamento, educação ambiental, uma excelente opção de turismo ecológico na região do Vale do Itajaí!

TRILHAS

São 4 trilhas autoguiadas abertas à visitação com diferentes níveis de dificuldade

  • Trilha da Garganta (Cachoeira), grau de dificuldade alta, extensão 360 m (ida e volta), leva em média 40 minutos para percorrer a trilha toda. Permitido início do trajeto até às 16h e no horário de verão até às 17h;

  • Trilha das Lagoas (Contemplativa) grau de dificuldade baixo, extensão 560 m (circuito), leva em média 40 minutos para percorrer a trilha toda. Permitido início do trajeto até as 16h e no horário de verão até às 17h;

  • Trilha da Chuva (Seis travessias pelo rio) grau de dificuldade alta, extensão 3.010 m (circuito), leva em torno de 2 horas e 30 minutos para percorrer a trilha toda. Permitido início do trajeto até as 14h e no horário de verão até às 15h;

  • Trilha do Morro do Sapo (Mirante 715 m de altitude) grau de dificuldade média, extensão 8 Km (ida e volta), leva em torno de 5 horas em média para percorrer a trilha toda. Permitido início do trajeto até as 12h e no horário de verão até às 13h.

Ao caminhar mantenha-se na trilha principal!

Recomendamos estar preparado fisicamente para a execução das trilhas, estar portando calçados fechados, calça comprida, camisa de manga longa,  muda de roupa extra, alimentação, lanterna, bastão para caminhada, água, repelente, kit de primeiro socorros e sacos para acondicionar o lixo.

O Lixo orgânico e reciclável que devem ser levados consigo, não há lixeiras no Parque.

O Lixo orgânico deve ser levado por estar portando agrotóxicos e patógenos (Fungos, Bactérias e etc…) e portanto os animais nativos podem adoecer.

Área de acampamento: possui quiosque de uso comunitário, com churrasqueira e banheiros. Na área de acampamento não há energia elétrica.

Faz-se necessário levar: Utensílios de cozinha, alimentos, fósforo, carvão, caixa térmica, lanternas, objetos pessoais e de higiene, papel higiênico, barraca, sacos de dormir, lonas, além de sacos para acondicionar o lixo orgânico e reciclável.

O quiosque é isento de taxa de limpeza para sua utilização, sendo assim pedimos que mantenha limpo e organizado.

É proibido realizar trilha noturna sem a presença de condutores do Parque!

Para acampar pedimos que nos envie um e-mail agendando com no mínimo uma semana de antecedência, caso for acampar nos retorne confirmando.

Anúncios