História

    O Parque das Nascentes foi criado em 1998 e está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004. É uma importante área de preservação da biodiversidade, sendo um dos últimos grandes remanescentes de Floresta Atlântica no Sul do Brasil, com uma área aproximada de 5,3 mil hectares, sendo considerado o maior Parque Municipal do Brasil.

    O Parque das Nascentes é gerenciado pelo Instituto Parque das Nascentes – IPAN, através de um termo de cooperação entre IPAN, FAEMA e FURB. Para o seu gerenciamento conta com a parceria do SAMAE, estagiários da FURB e diversos profissionais voluntários.

O Instituto Parque das Nascentes foi constituído em 19/12/2000, sob forma de associação civil (ONG), tem como finalidades:

I – Desenvolver iniciativas em defesa, preservação e conservação do meio ambiente na promoção do desenvolvimento sustentável;

II – Fomentar e assessorar a criação de Unidades de Conservação;

III – Gerenciar, assessorar, administrar, fiscalizar e manejar Unidades de Conservação;

IV – Adquirir áreas para formação de Unidades de Conservação e implementar projetos de desenvolvimento sustentável;

V – Promover estudos, pesquisa e divulgação de projetos ambientais;

VI – Promover a educação ambiental formal e informal;

VII – Desenvolver, implementar, assessorar projetos de paisagismo, saneamento ambiental, recuperação e manejo de flora e fauna, bacias hidrográficas, corredores ecológicos, matas ciliares e áreas degradadas.

Anúncios