Programas e Projetos

O IPAN oferece palestras, oficinas e acompanhamento durante as visitas técnicas e educacionais no Parque para universidades, escolas e empresas.                      

Entre em contato para saber mais.

 

Programa ProÁgua

É um programa de proteção dos mananciais e da biodiversidade através da sensibilização para a mudança de hábitos socioambientais da população local, por meio de palestras, oficinas, visitas ao Parque e da gestão e regramento da visitação ao Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia.

 

Educação Ambiental

 

Protetores da Biodiversidade

 

O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí. Desde a década de 1980, não ocorre a exploração madeireira, no entanto persiste o corte ilegal de palmito e a caça. Em vista dessa problemática, surge a necessidade de realizar atividades de sensibilização ambiental com a comunidade local, a fim de eliminar essas ações, bem como contribuir para a construção de um novo olhar voltado para as relações sociais, compreendidas como as interações dos sujeitos entre si, com os outros e com a natureza.
Por isso, surge o Curso Protetores da Biodiversidade, que faz parte do Programa ProÁgua, Subprograma de Educação Ambiental vinculado ao Termo de Parceria entre o Instituto Parque das Nascentes (IPAN) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).
O curso objetiva sensibilizar e capacitar adolescentes e jovens moradores do entorno do Parque das Nascentes para atuar com educação ambiental em espaços de educação formais e não-formais, baseados nos princípios da Ecoformação.
O Curso é oferecido para os estudantes da Escola Básica Municipal Pedro II, localizada no Bairro Progresso. Nele, 20 estudantes do sexto ao nono anos podem desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe; identificar espécies chaves da flora e fauna da Unidade de Conservação (UC), reconhecendo seus hábitos, importância ecológica e principais ameaças; planejar e executar
atividades ecoformadoras com a comunidade; ter noções de primeiros socorros; técnicas de condução em trilhas e sinalização. O curso possui uma carga horária de 130 horas e é realizado no contraturno das aulas, uma vez por semana, na própria escola e na sede do Parque das Nascentes.
Como primeiros resultados, o Curso vem revelando que os estudantes estão mais sensibilizados referente aos cuidados e respeito com o outro e com a natureza – por meio de vivências nos processos de auto e heteroformação; Mais observadores – compartilhando suas experiências, dúvidas, curiosidades e ideias nas rodas de conversa e realizando anotações nos seus Diários de Bordo; Proativos – colaborando na criação dos conteúdos, jogos, dinâmicas e demais atividades.
Algumas fotos dos encontros do Curso Protetores da Biodiversidade:

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa, comida e área internaA imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadasA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Anúncios